Apresentação

Como biógrafo da Família Taboada, Ubaldo Marques Porto Filho foi o principal incentivador para a criação e implantação de uma entidade cultural com o nome da nossa família. Assim nasceu a Casa de Cultura Carolina Taboada, fundada em 25 de março de 2008. Esse foi dia em que minha única filha, Carolina Soussa Taboada, completou sete anos. Para homenageá-la, dei o seu nome à entidade que constituí com o objetivo de incentivar iniciativas culturais, sociais e educacionais, com particular interesse no bairro do Rio Vermelho, onde a história da família na Bahia começou, em 1892, com meu avô, José Taboada Vidal.

Além de incentivador cultural, Ubaldo Marques Porto Filho é um destacado pesquisador e escritor. Possui importantes livros publicados e inúmeros artigos que produziu a partir de 1965, quando dirigiu um jornal do Grêmio Juventude do Rio Vermelho. Ele é, sem dúvida alguma, a maior autoridade em assuntos do bairro que foi descoberto em 1509, por Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru.

Muito se deve a Ubaldo Marques Porto Filho pelo efetivo resgate da rica história do Rio Vermelho, que foi o primeiro balneário turístico da Bahia, depois um afamado reduto de artistas plásticos, escritores e intelectuais. Atualmente é considerado como o bairro mais boêmio de Salvador e possui uma importante rede hoteleira. 

Mas o campo de atuação de Ubaldo não ficou restrito ao Rio Vermelho, pois também foi autor de centenas de perfis biográficos de personalidades marcantes na comunidade baiana, no passado e no presente. E como não poderia deixar de ser, várias das personalidades estão relacionadas com o Rio Vermelho.

Em suma, além de historiador do Rio Vermelho e de especialista em biografias, Ubaldo Marques Porto Filho se insere no contexto editorial como historiador do turismo baiano, como historiador da indústria charuteira e também como pesquisador da vida nacional. Seu livro ‘O Submarino que Mudou o Curso da História no Brasil’, ainda inédito, é de um conteúdo extraordinário, de grande valor para o enriquecimento de mais uma parte da memória do nosso país.

Por merecimento, e para dar uma maior visibilidade aos principais trabalhos produzidos por Ubaldo, a Casa de Cultura Carolina Taboada contratou duas empresas: a Verbo de Ligação Ilustrações, para o tratamento do conteúdo editorial, que reuniu uma coletânea dos trabalhos mais recentes do escritor; e a 2Pontos Web Experts, que desenvolveu e implantou o presente site.

Enfim, este site é uma contribuição que a Casa de Cultura Carolina Taboada tem a honra de apresentar, para amplo conhecimento público, sobre os trabalhos de Ubaldo Marques Porto Filho.

Que Deus continue iluminando os caminhos do nosso pesquisador e escritor, para que ele possa nos oferecer mais artigos, mais perfis biográficos e, sobretudo, novos livros.

Salvador, julho de 2013.

Nelson Almeida Taboada
Presidente da
Casa de Cultura Carolina Taboada
 


 Durante as comemorações pelo Bicentenário da Associação Comercial da Bahia, Nelson Almeida Taboada 
   e Ubaldo Marques Porto Filho foram homenageados com placas de prata entregues pelo presidente Eduardo
Morais de Castro (à direita), em 15 de junho de 2011.