Cronologia de Catharina Paraguassú

Senhora da Graça - Matriarca da Bahia - Matriarca do Brasil

Ubaldo Marques Porto Filho,
autor do livro
‘Catharina Paraguassú, Matriarca do Brasil’

1512

Provável ano do nascimento da índia Paraguassú, na Ilha de Itaparica ou na região do Baixo Paraguaçu.

1526

Provável ano do casamento de Paraguassú com Caramuru.

1527

Paraguassú e Caramuru são levados ao ducado da Bretanha (França) pelo navegador bretão Jacques Cartier.

1528

No dia 30 de julho, em Saint-Malo, provavelmente na Cathédrale Saint-Vincent de Saragosse, Paraguassú é batizada e recebe o nome de Katherine du Brezil.

1530

Katherine e Caramuru regressam da França, após se casarem sob as bênçãos católicas.

1535 


1545

Em decorrência de uma desinteligência com o donatário da Capitania da Bahia de Todos os Santos, Francisco Pereira Coutinho, o Caramuru é preso. Ante a pronta intervenção de Catharina junto aos tupinambás, que já vinham movendo ataques aos colonos, o donatário vê-se obrigado a soltar o marido da índia muito influente entre os seus conterrâneos.

1549

No dia 31 de março, em solenidade presidida pelo jesuíta Manuel da Nóbrega, foi celebrada a primeira festa mariana no Brasil, na Ermida da Nossa Senhora da Graça, com uma missa em honra à chegada de Thomé de Souza, que esteve presente, juntamente com membros da sua comitiva, de vários índios e do primeiro casal cristão do Brasil, Catharina e Caramuru.

1557

O marido de Catharina falece em Salvador, no dia 5 de outubro, com a idade presumida de 67 anos, sendo sepultado na Igreja do Mosteiro de Jesus – atual Catedral Basílica –, com todas as honras da ordem jesuítica.

1585

Catharina Paraguassú, introdutora da devoção mariana no Brasil, comanda as festividades pelos 50 anos da construção da sua Capela, erguida em louvação à Nossa Senhora da Graça.

1586

No dia 16 de julho, Catharina Paraguassú doou a Capela de Nossa Senhora da Graça, com as terras adjacentes, à Ordem de São Bento da Bahia.

1589

Catharina Paraguassú falece em Salvador, no dia 26 de janeiro, com a idade presumida de 77 anos, sendo sepultada na Capela de Nossa Senhora da Graça, com todas as honras da ordem beneditina.