Nestor Taboada Rivas

Ubaldo Marques Porto Filho

Nascido a 11 de março de 1945, no povoado de Aguasantas, município de Cotobade, na província galega de Pontevedra, Nestor Taboada Rivas partiu do porto de Vigo, com destino a Salvador, onde desembarcou em 3 de março de 1961, há oito dias de completar 16 anos.

Chegou sob encomenda, para ser balconista no Armazém e Bar Sul América, localizado na Rua Frederico Costa 59, bairro de Brotas, onde também residia o proprietário, Higino Peleteiro Garcia, primo da mãe, em cuja casa ficou residindo.

No dia 1° de março de 1963, Nestor Taboada entrou na Empresa de Transportes Sul América Ltda., começando como office boy e encarregado pela limpeza e varredura diária do escritório. Com muita determinação e buscando a afirmação pelo trabalho, foi rapidamente galgando posições na hierarquia da organização, chegando a gerente de manutenção e gerente administrativo-financeiro.

Quando a Sul América foi transformada numa sociedade anônima, Nestor tornou-se acionista e diretor. Ao ser vendida, em outubro de 1994, ocupava a vice-presidência. Por um acordo com os novos proprietários, que lhe pediram para ser o elo da transição administrativa, permaneceu na empresa até 30 de janeiro de 1995, quando encerrou um ciclo de 32 anos dedicados à empresa, que atuava no setor do transporte coletivo, em linhas urbanas de Salvador, com sede na Cidade Baixa, em Itapagipe.

Nestor Taboada foi presidente do Rotary Club Salvador Itapagipe e sempre participou ativamente na vida das entidades galegas em Salvador. Foi membro do Conselho Deliberativo do Galícia Esporte Clube e no Clube Espanhol diretor financeiro, sendo atualmente conselheiro. É também conselheiro da Associação Cultural Caballeros de Santiago, que possui sede no Rio Vermelho.

Na Real Sociedade Espanhola de Beneficência, mantenedora do Hospital Espanhol, Nestor possui uma longa folha de serviços. Atual superintendente administrativo-financeiro do Hospital Espanhol, é um dos responsáveis pela construção do Centro Médico Manuel Antas Fraga, belíssimo prédio construído ao lado do hospital, que será inaugurado nesta sexta-feira, 19 de setembro.

Nestor Taboada Rivas é casado com Obdulia Maria Vilanova Andion e tem duas filhas, Natália e Narjara.

Texto integrante da palestra proferida na
Fundação João Fernandes da Cunha,
em 15 de setembro de 2009.