Nelson Taboada Souza

Centenário 13.09.1911 - 13.09.2011

Ubaldo Marques Porto Filho

Filho de espanhóis da Galícia, Nelson Taboada Souza nasceu em Salvador, no dia 13 de setembro de 1911, na casa de número 18 da Rua do Raphael, atual Rua João Gomes, no bairro do Rio Vermelho. Foi o quarto dos sete filhos do casal José Taboada Vidal e Amália Souza Taboada.

Nelson casou-se no dia em que completou 28 anos, com Maria Antonieta Almeida Taboada, moradora do Rio Vermelho e com ativa participação na Paróquia de Sant’Ana do Rio Vermelho.

Empresário e industrial de destaque, Nelson Taboada Souza foi presidente do Rotary Clube da Bahia, cônsul da Bolívia na Bahia, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Representado a classe industrial brasileira em dois eventos internacionais, realizados na Suíça e no Chile.

Nelson Taboada Souza teve uma importantíssima participação na construção desta Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana. Era presidente da Cerâmica Santa Maria, uma das maiores e melhores do Estado da Bahia, de onde saíram - a preço de custo e também lotes como doação - os blocos e as telhas para a nova Igreja do Rio Vermelho, que no próximo ano completará 45 anos de inaugurada.

Personalidade de relevo na sociedade baiana e grande benemérito da classe industrial, Nelson Taboada Souza faleceu em Salvador, no dia 30 de julho de 1983, aos 71 anos. Sua biografia completa é encontrada no livro ‘Nelson Taboada Souza, Benemérito da Indústria’, publicado em 2010.

Nelson, que hoje completaria 100 anos de idade, deixou um único filho, o economista e empresário Nelson Almeida Taboada, casado com Patrícia Soussa Taboada. São os pais de Carolina Soussa Taboada, única neta de Nelson Taboada Souza e também a inspiradora da criação da Casa de Cultura Carolina Taboada, entidade que vem desenvolvendo relevantes serviços sociais e culturais na Cidade do Salvador e, especialmente, no bairro do Rio Vermelho.

Mensagem lida em 13 de setembro de 2011,
pelo padre Ângelo Magno Carmo Lopes,
pároco de Sant’Ana do Rio Vermelho,
na missa das 7horas,  celebrada em
 memória de  Nelson Taboada Souza.

NOTA:
No site www.ubaldomarquesportofilho.com.br
encontra-se disponível o livro biográfico
‘Nelson Taboada Souza, Benemérito da Indústria’,
escrito por Ubaldo Marques Porto Filho,
publicado em 2010.