George Melo Barreto

Ubaldo Marques Porto Filho

Nascido em Salvador, a 21 de junho de 1971, George Melo Barreto graduou-se em Administração na Universidade Salvador (Unifacs), onde também fez pós-graduação em Marketing. Possui mestrado em Gestão de Negócios pela Universidade Federal da Bahia. Nos Estados Unidos cursou Consumer Marketing Strategy, na conceituada Harvard Business School.

Além dessa invejável formação acadêmica, George agregou ao currículo atividades docentes, tendo lecionado turismo na Faculdade de Turismo da Bahia (Factur) e em cursos de capacitação e pós-graduação. Enriqueceu ainda seu perfil profissional como consultor de empresas, articulador do Sebrae/Bahia, diretor da Bahia Vip Turismo, coordenador de cursos da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (Abav-Bahia) e como juiz classista do Tribunal Regional do Trabalho, representando o Sindetur – Sindicato das Empresas de Turismo do Estado da Bahia.

Em face desse know-how, George Barreto foi contratado, em março de 2003, para ser coordenador da Diretoria de Relações Nacionais da Empresa de Turismo da Bahia S.A. (Bahiatursa), órgão oficial do turismo baiano. Em janeiro do ano seguinte, assumiu a Diretoria de Relações Internacionais. Nos três anos em que atuou como diretor da área internacional da Bahiatursa, comandou a participação da Bahia em 183 eventos no exterior, esteve em 27 países e articulou dezenas de negociações com companhias aéreas e operadoras internacionais, que redundaram na captação de novos vôos charters e regulares para o destino Bahia.

A performance credenciou-o, perante os analistas do trade turístico, como uma jovem revelação entre os executivos do turismo internacional. Ao sair da Bahiatursa, em janeiro de 2007, George deixou a Bahia posicionada no terceiro lugar no ranking nacional como pólo receptor do turismo externo. Apesar dos convites para trabalhar noutros estados, optou por continuar na Terra da Felicidade. Voltou ao magistério do turismo e retornou à iniciativa privada, como diretor-adjunto da mais antiga locadora de veículos da Bahia, a Locadora Aratu, que em 2009 completará 40 anos de bons serviços prestados ao turismo baiano e que, pioneiramente, acaba de introduzir, no turismo receptivo de Salvador, uma frota de ônibus panorâmicos, o Salvador Bahia Bus.

Toda essa exposição de motivos foi preparada com um único objetivo: demonstrar a qualificação do autor, que, além da invejável trajetória acadêmica e no mister de professor universitário de turismo, é um profissional com bem sucedida experiência nos setores privado e público do turismo. É também um mestre na temática que escolheu para seu primeiro livro.

‘Turismo de Proximidade Via Vôos Charters’ é uma obra excepcional, que chega para preencher uma lacuna na bibliografia técnica do turismo baiano e nacional. Rica em pesquisas e profunda nas conceituações técnicas, passa a se constituir numa referência para consultas de todos os segmentos: empresários, executivos, administradores, economistas, turismólogos, especialistas em planejamento, professores, estudantes, jornalistas e pesquisadores em geral.

Enfim, o livro de George Melo Barreto é uma preciosidade ao alcance dos estudiosos e dos profissionais do trade turístico. Oferece uma rara oportunidade aos que buscam informações históricas, análises críticas bem fundamentadas e subsídios valiosos para quem deseja projetar cenários ou configurar estratégias mercadológicas.

Texto publicado nas orelhas do livro
‘Turismo de Proximidade Via Vôos Charters’,
de George Melo Barreto,
editado em 2007.