Hélio Campos

Ubaldo Marques Porto Filho

Diplomado em Educação Física pela Universidade Católica de Salvador, Hélio José Bastos Carneiro de Campos é doutor livre docente em Educação Física pela American World University of Iowa, Estados Unidos, e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. É professor-titular da Escola Superior de Educação Física da Ucsal, onde ministra a disciplina Ginástica Analítica, e professor adjunto na Universidade Federal da Bahia, responsável pelas cadeiras de Ginástica Estética e Treinamento Desportivo. Na Unime leciona Metodologia Científica.

É docente de diversos cursos de pós-graduação em Educação Física, em universidades da Bahia (Ufba, Ucsal, Uneb e Unime) e do Rio de Janeiro (Gama Filho e Castelo Branco). Foi sócio fundador da Academia Movimento, coordenador de atletismo da Secretaria Estadual de Educação e técnico de atletismo da Seleção Baiana Escolar, da Federação Baiana de Atletismo e da Seleção Brasileira de Atletismo Juvenil.

Formado em Capoeira pela Academia de Mestre Bimba, ostenta o título de Mestre Xaréu. Implantou na Universidade Federal da Bahia a disciplina Capoeira na Prática Desportiva, ensina Educação, Cultura e Capoeira no curso de pós-graduação da Faculdade de Educação Física da Ufba e coordenou o I Seminário de Capoeira da Universidade Federal da Bahia. Foi fundador e vice-presidente da Ginga Associação de Capoeira, fundador da Federação Baiana de Capoeira e autor do projeto que outorgou, post mortem, ao Mestre Bimba o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia.

Pesquisador, conferencista e escritor, Hélio Campos é autor de dezenas de artigos técnicos publicados em revistas e jornais especializados. Possui três livros editados: ‘Capoeira na Escola’, ‘Capoeira na Universidade’ e ‘Manual de Orientação para Elaboração de Monografia’.

Texto publicado na página  255 do livro
‘Bahia, Terra da Felicidade’,
de Ubaldo Marques Porto Filho,
editado em 2006.